quarta-feira, 5 de junho de 2013

RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDA EM SALA DE AULA

Muitos não tem acesso aos livros, porém  a feira do livro é uma das poucas experiências em que o aluno sente o quão prazeroso pode ser adentrar ao mundo da leitura. 
Esse mundo maravilhoso da literatura nos possibilita inúmeras abordagens de leitura e escrita, favorecendo inferirmos e intervirmos no processo de ensino-aprendizagem. Pois as habilidades básicas de escrita serão cobradas e assim será importante corrigirmos essas falhas na escrita, mas desde que sejam elas contextualizadas, pois codificar nem sempre quer dizer compreender, afinal posso conhecer as regras de ortografia, sem articular coerentemente as ideias.
Em sala tenho desenvolvido com a sétima série (oitavo ano) o seguinte projeto em conjunto com a sala de leitura:
1º Passo: Leitura silenciosa e leitura compartilhada de um mesmo texto ( textos narrativos - a saber: contos, crônicas e textos teatrais escritos).
2º Passo: Inferência: Título, tema, características textuais, elementos da narrativa, retomadas de partes do texto contextualizando a resposta dada pelos educandos.
3º Passo: Atividades de interpretação de texto desenvolvidas em sala, com pequenas intervenções feitas pelo professor.
4º Passo: Produção de texto contemplando o gênero da narrativa em questão.
5º Passo: Leitura compartilhada dos textos produzidos pelos alunos.
6º Psso: Trabalho em grupo: os grupos são formados com 10 integrantes e dividido nas seguintes categorias: a) Peça teatral - gênero: Conto (tema: livre); b) Teatro de fantoches - gênero: Crônica (tema: livre); c) Programa televisivo infantil - gênero: Texto teatral (tema: Lendas).
São dadas as instruções pelo professor para que se organizem em grupos e é realizado um sorteio para a escolha das categorias.
7º Passo: Ida a sala de leitura para a escolha dos textos: Cada grupo pesquisa seu gênero textual, realizam uma pré leitura dos textos e escolhem ou adaptam um texto a seu critério.
8º Passo: Os ensaios: Após a divisão das tarefas e escolha dos textos os grupos terão a escola como espaço para os ensaios, deverão escolher o local apropriado para o cenário e apresentação do trabalho.
9º Passo: A apresentação: Inicialmente para a sala, posteriormente para as salas iniciais do ensino fundamental dois.
10º Passo: Da avaliação: Será a avaliado todos os itens envolvidos durante a sequencia didática, bem como linguagem formal e informal, produção textual, gênero, abordagem temática, cenário, caracterização dos personagens, e apresentação do trabalho finalizado.
Em outras ocasiões para que pudesse fazer a leitura compartilhada e garantir que todos prestariam atenção, levei meus alunos do sétimo ano a quadra e lá brincamos de batata quente. Eu iniciava a leitura e ao desenrolar da brincadeira o próximo a ler era aquele em quem a "batata" caísse; caso o aluno não soubesse aonde havia parado a leitura esse teria que pagar "mico", foi bem divertido e todos prestavam atenção, afinal quem é que queria pagar o "mico", não é?
Afinal Através da leitura de variados gêneros podemos ampliar o vácabulo dos educandos e não somente ampliar,mas despertar a curiosidade para outra expressões aos quais não estamos acostumados.
Essa troca de experiências é muito rica no que nos concerne a possibilidade de aprender sempre mais, a leitura de mundo é algo indispensável em sala e o incentivo a leitura também, foi valiosíssima a sua contribuição para com essa aluna.

Um comentário:

  1. Josi ,sua experiência de leitura é muito interessante e enriquecedora, irei aplicar com meus alunos e acredito que será uma nova experiência para mim e para eles.

    ResponderExcluir