O hábito de leitura se faz necessário no cotidiano de nossos alunos, e isso é tarefa árdua, considerando que a língua que conhecemos não é necessariamente nossa Língua Mãe, pois o português que falamos é diversificado, não falamos o português ensinado nas escolas, apenas temos como base a língua portuguesa de Portugal. Sendo assim, se faz necessário praticar a língua para que possamos aprendê-la e compreendê-la. Com tudo essa tarefa compete à escola e a todas as disciplinas e não somente à Língua Portuguesa.
Nessa leitura interdisciplinar de formação os leitores lêem de tudo, dês dos textos mais simples até os mais complexos, de linguagem verbal, não verbal ou mista, de maneira que essa leitura propicie prazer em ler, satisfazendo suas necessidades de curiosidade, sentimentos; favorecendo o conhecimento do mundo em que estão inseridos como sua história, seu povo, sua cultura e etc.
Essa leitura deve iniciar-se em sala de aula para que depois se expanda para a sala de leitura, pois a sala de aula é o lugar da descrição de um vínculo com a leitura, enquanto que a sala de leitura é o local das descobertas e de um universo que possibilitará o amadurecimento cultural dos educandos.
Concluindo, a leitura deverá acontecer de forma a favorecer a inserção dos alunos ao mundo ao qual estão inseridos historicamente levando-os à escrita das ideias que formulou com a leitura, ao qual o professor considerará as tentativas de respostas sendo que as correções quanto à escrita serão consideradas na reescrita após a orientação do professor. Neste caso novas leituras ocorrerão e novos dados serão acrescentados a essas ideias iniciais. É o conhecimento de mundo do aluno acrescentado de novos preceitos conceituais, não somente através da leitura e releitura de textos, como também das intervenções do professor ao longo do aprendizado.
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