domingo, 16 de junho de 2013

ATUAÇÃO DIVERSIFICADA E SITUAÇÃO DE LEITURATEXTO: "PAUSA" - MOACYR SCLIAR

ATUAÇÃO DIVERSIFICADA E SITUAÇÃO DE LEITURA
ATIVIDADE PROPOSTA
LEITURA COMPARTILHADA DE UM MESMO TEXTO PARA TODOS
TEXTO: "PAUSA" - MOACYR SCLIAR

 A) INFERIR
- LEVANTAMENTO SOBRE O CONHECIMENTO PRÉVIO DO ASSUNTO;
- ANTECIPAÇÃO DE TEMA OU IDEIA PRINCIPAL A PARTIR DOS ELEMENTOS
- 1º PASSO: LER O TíTULO PARA OS ALUNOs
- 2º PASSO: INDAGÁ-LOS (QUESTIONÁ-LOS);
      "O QUE É PAUSA ?"
      " O QUE VOCÊ IMAGINA SOBRE COMO ESSA "PAUSA" OCORRERÁ  NO TEXTO ?"
      " PELO TÍTULO VOCÊS IMAGINAM DO QUE IRÁ TRATAR O TEMA?"
- 3º PASSO: LER O PRIMEIRO PARÁGRAFO DO TEXTO; DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS DA LEITURA
¢CONFIRMAÇÃO OU RETIFICAÇÃO DAS ANTECIPAÇÕES OU EXPECTATIVAS DE SENTIDO CRIADAS ANTES OU DURANTE A LEITURA;
¢LOCALIZAÇÃO OU CONSTRUÇÃO DO TEMA OU DA IDEIA PRINCIPAL
¢ESCLARECIMENTO DE PALAVRAS DESCONHECIDAS A PARTIR DE INFERÊNCIA OU CONSULTA AO DICIONÁRIO
      " ESTE TEXTO É NARRATIVO OU DISSERTATIVO?"
      " HÁ NO TEXTO ELEMENTOS DA NARRATIVA? QUAIS?
      " COMO VOCÊS CHEGARAM A ESSA CONCLUSÃO"
      " O NARRADOR É PERSONAGEM OU OBSERVADOR?" COMO VOCÊS CHEGARAM A ESSA CONCLUSÃO?“
- 4º PASSO: PROSSEGUIR A LEITURA PEDINDO AO ALUNO QUE LEIA O 2º , 3º e o  4 º PARÁGRAFO;
      " A LINGUAGEM UTILIZADA NO TEXTO É FORMAL OU INFORMAL? COMO VOCÊS DETECTARAM ISSO?“
-5º PASSO - SEGUIR COM A LEITURA  DO 5º AO 10º PARÁGRAFO SOLICITANDO QUE UM OUTRO ALUNO  O FAÇA.
¢IDENTIFICAÇÃO DAS PISTAS LINGUÍSTICAS RESPOSSÁVEIS PELA CONTINUIDADE TEMÁTICA OU PELA PROGRESSÃO TEMÁTICA
     " PELA LEITURA ATÉ AQUI É POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE SE TRATA DE UMA HISTÓRIA DE TEMPOS ATUAIS?"
-6º PASSO - CONTINUAR A LEITURA DO 11º  AO 13º PARÁGRAFO.
       ¢CONSTRUÇÃO DO SENTIDO GLOBAL DO TEXTO 
 - QUESTIONAR O ALUNO QUANTO A FAMILIARIZAÇÃO DO PERSONAGEM COM O LUGAR QUE ELE (PERSONAGEM) FREQUENTA TODOS OS DOMINGOS?"
     " VOCÊS NOTARAM ALGO DIFERENTE COM RELAÇÃO A IDENTIDADE DO PERSONAGEM?"
     " COMO VOCÊS NOTARAM ISSO?"
     " PORQUE  SAMUEL É CHAMADO DE "SEU IZIDORO" PELO GERENTE"
-7º PASSO: LEITURA DOS PARÁGRAFOS 14 AO 18. 
¢PERCEPÇÃO DE OUTRAS LINGUAGENS, ELABORAÇÃO DE APRECIAÇÕES ESTÉTICAS E/OU AFETIVAS;
¢ELABORAÇÃO DE APRECIAÇÕES RELATIVAS A VALORES ÉTICOS E/OU POLÍTICOS
     " O PERSONAGEM ENTROU SOZINHO NO QUARTO?"
     "QUEM ERAM AS MULHERES QUE ELE ENCONTROU NO CAMINHO?"
     "PORQUE TODOS OS DOMINGOS ELE ESTAVA LÁ? QUAL A FINALIDADE?"
     "SERÁ QUE ELE MANTINHA DUAS ESPOSAS?"
-8º PASSO: LEITURA DO 19º AO 23º PARÁGRAFO.
     " ESSE TRECHO NARRA UM SONHO OU REALIDADE VIVIDO PELO PERSONAGEM? QUE ELEMENTOS DO TEXTO COMPROVA ISSO?"
-9º PASSO:  LEITURA DO PARÁGRAFO 24 ATÉ O FINAL DO TEXTO.
¢CONSTRUÇÃO DA SÍNTESE SEMÂNTICA DO TEXTO
¢AVALIAÇÃO CRÍTICA DO TEXTO
      " VOCÊS ENCONTRARAM ONDE ESTÁ A PAUSA NO TEXTO?"
      "PORQUE O PERSONAGEM PRECISAVA DESSA PAUSA? LEVANTE HIPÓTESES"
-10º PASSO: AVALIAÇÃO
¢IDENTIFICA O TEMA E A IDEIA PRINCIPAL DO TEXTO.
¢IDENTIFICA E RECUPERA AS INFORMAÇÕES LITERAIS.
¢COMPREENDE CONTEÚDOS NÃO EXPLÍCITOS QUE ENVOLVEM INFERÊNCIA, INTEGRAÇÃO DE SEGMENTOS DO TEXTO.
¢SINTETIZA O TEXTO LIDO DE MODO COERENTE.
¢AVALIA CRITICAMENTE O TEXTO LIDO.
          BIBLIOGRAFIA: 
          
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.        
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP. Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. 2012.
SCLIAR, Moacyr. Pausa. In: BOSI. Alfredo (Org.) Conto Brasileiro Contemporâneo. São Paulo: Cultrix, s/d. p. 275-277.
A Lebre e a Tartaruga - Contação de História com Fábulas

Nenhum comentário:

Postar um comentário